CODEGO

Notícias

Companhia de Desenvolvimento Econômico

CODEGO

O vice-governador , José Eliton, acompanhou o governador Marconi Perillo, no dia 14 de outubro de 2015, na instalação da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (CODEGO). CODEGO, que substitui a antiga GoiásIndustrial e é jurisdicionada à SED, e de acordo com o vice-governador, terá uma atuação fundamental no processo de desenvolvimento do estado que tem como foco a inovação e a tecnologia nos processos produtivos e também na modernização do Estado.

Durante a solenidade, Marconi e José Eliton descerraram a placa de inauguração e também a foto do empresário Valterci de Melo, pioneiro no ramo de medicamentos genéricos no estado de Goiás, proprietário do Laboratório Teuto, que morreu em maio do ano passado vítima de infarto. Em sua homenagem, o governo deu o seu nome à Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás. A filha do empresário, Priscilla Melo, e a irmã do empresário, Marlucia Melo, receberam uma placa e flores durante o evento. Emocionada, Priscilla agradeceu a homenagem e disse que o pai deixou sua marca no coração da família e também do estado de Goiás. Segundo o governador, Valterci de Melo foi um visionário. E ao dar o seu nome à Companhia, estamos fazendo com que a Codego nasça com o pé direito, acentuou.


NOVOS DESAFIOS

O vice-governador José Eliton destacou que a criação da CODEGO é um momento especial para a trajetória histórica do desenvolvimento do estado de Goiás. Segundo ele, o estado tem hoje uma economia forte, pujante e que, sob a liderança do governador Marconi Perillo, foi possível emprestar uma nova característica à economia goiana que era basicamente um estado produtor de commodities e que conseguiu diversificar a economia. Temos importantes setores das diversas cadeias produtivas que hoje são referenciais nacionais, como o setor famoquímico, que é de excelência, a mineração que é o segundo maior do país, o polo têxtil que é o oitavo e o metalomecânico que é o quarto, entre outros que dão tranquilidade ao estado  em momentos de crise como o que vivemos hoje, afirmou.

Ele lembrou que no processo de florescimento da economia goiana, a GoiásIndustrial teve um papel importante, no entanto, as demandas da sociedade são dinâmicas e exigem mudanças, e foi com base nesse novo momento que foi construída a ideia da nova empresa. Se no passado a GoiásIndustrial tinha a atribuição principal de organizar tão só políticas públicas para o desenvolvimento da indústria, agora passa a ter um papel muito mais relevante na economia do estado, disse. A empresa, conforme destacou José Eliton em seu discurso, vai fazer intervenções importantes, seja de natureza estrutural, formalizando acessos aos diversos polos industriais, fortalecendo diferentes setores, se fazendo presente na dinamização de cada um deles. A CODEGO também terá o papel de alavancar o maior e mais ambicioso programa de inovação do estado de Goiás e do Brasil, o Inova Goiás. A Companhia será um instrumento importantíssimo para a oferta de benefícios para atração de empresas que atuam nos diferentes setores, acentuou.

Segundo ele, a legislação que criou o Inova Goiás, assim como a que criou a CODEGO, garantem todos os mecanismos necessários para tornar Goiás um polo referencial no país e no mundo no que diz respeito à inovação e à tecnologia. Essa legislação dá à CODEGO a capacidade de modificar as diversas formas de gestão dos polos de exce


Veja mais:

Distritos Industriais da CODEGO:

CODEGO EM NÚMEROS

INDÚSTRIAS ESCRITURADAS
INDÚSTRIAS EM ASSENTAMENTO